Fim do verão, e quem pensa que os cuidados com a pele devem ser deixados de lado está muito enganado. O cuidado com o corpo é necessário em todas as épocas do ano. Um jeito fácil de manter a saúde e a beleza em dia, nos dias mais friozinhos é através da Fotoproteção Oral.
A fotoproteção pode ser obtida não somente com o uso de fotoprotetores tópicos, mas também pelo uso de substâncias neutralizadoras de radiação ultravioleta por via oral. Estudos experimentais já têm demonstrado que o consumo de alguns alimentos funcionais é capaz de exercer efeito fotoprotetor em humanos, fornecendo proteção contra os danos cutâneos decorrentes da exposição solar.
Os principais fotoprotetores orais:
Carotenoides (Betacaroteno, Licopeno, Luteína, Astaxantina);
Polifenóis (Picnogenol, Antocianinas, Resveratrol e Pomegranate);
Os carotenoides são uma família de compostos abundantemente encontrados na natureza, responsáveis pelas cores da maioria das frutas e legumes os quais podem variar do amarelo até o vermelho.
O corpo humano não produz esta substância e depende da alimentação para adquiri-las. São conhecidos por sua elevada ação antioxidante e sua capacidade fotoprotetora por via oral.
Estudos comprovaram que 13mg de betacoreteno + 2mg licopeno + Vitamina E e C são capazes de aumentar a concentração de melanina, substância responsável pela coloração da pele.
FONTE: REVISTA SAÚDE EM AÇÃO, EDIÇÃO XVI/2016