Dermatologistas da SBD se engajam mais uma vez na ação, reforçando sua importância no combate ao Câncer de Pele
No dia 26 de novembro, os dermatologistas vão se mobilizar para uma das maiores campanhas médicas do país. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promoverá no “Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele” — um dia inteiro dedicado a examinar a população para prevenção e diagnóstico de uma doença que deve registrar mais de 140 mil novos casos este ano no Brasil, de acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Como o câncer da pele é um problema de saúde pública, há 14 anos, os Dermatologistas da SBD dedicam um dia inteiro de trabalho, sempre no último sábado de novembro, para realizar o exame preventivo gratuito na população com risco para o câncer de pele e mostrar as medidas que as pessoas podem adotar para se proteger. “Essa ação que estamos promovendo nessa data é importante para transmitirmos informações de conscientização sobre a doença e auxiliarmos na prevenção desse tipo de câncer mais comum no Brasil”, afirma o presidente da SBD.
O exame preventivo para câncer da pele nos postos montados pela SBD será totalmente gratuito e resolutivo, pois quem receber o diagnóstico de Câncer de Pele será encaminhado para tratamento, também gratuito, em centros de referência indicados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Pacientes de risco são o foco do Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele
A exposição ao sol de forma inadequada pode trazer inúmeros prejuízos à saúde, além de ser responsável pelo câncer de maior incidência no Brasil, o câncer da pele. Se uma pessoa tem qualquer um dos fatores que podem levar a doença deve comparecer aos postos no dia 26 de novembro e realizar o exame preventivo gratuito:
– Pessoas com histórico de câncer de pele na família;
– Indivíduos com pele muito clara, que costuma ficar com vermelhidão e nunca bronzeia;
– As pessoas com cabelos claros;
– Com olhos claros;
– Que possuem pintas pelo corpo;
– Que já sofreram queimaduras pelo sol;
– Que possuem sardas na face e/ou ombros;
– Que já tiveram câncer da pele;
– Que ficaram expostas por um longo período ao sol sem proteção;
– Que possuem pinta que muda de cor;
– Que tem feridas que não cicatrizam;
– Os idosos;
– Os albinos.
FONTE: http://www.sbd.org.br/acoes/dia-de-combate-ao-cancer-da-pele/