Nariz “entupido”, coçando e escorrendo. Estes são sinais típicos da rinite, considerada uma das doenças crônicas mais comuns do mundo. Apesar disso, ainda há muita dúvida em torno do assunto. Por exemplo, muita gente desconhece quais são as diferenças entre rinite e sinusite, não sabe como a doença é tratada e nem como evitar uma crise.
Mário Pinheiro Espósito, doutor em Otorrinolaringologia e docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Cuiabá (MT), explica que rinite é uma afecção inflamatória aguda ou crônica da mucosa nasal. Esta inflamação nos tecidos do nariz e de estruturas próximas é decorrente da exposição a um patógeno, como, por exemplo, na rinite alérgica que há a exposição a um alérgeno.
Tipos de Rinite
Rinite alérgica: é desencadeada por alérgenos como ácaros, poeira, fungos (mofos), pelos de cão e gato.
Rinite medicamentosa: ocorre devido ao uso de medicamentos, principalmente os descongestionantes tópicos (gotas que se pinga no nariz) por períodos longos e na maioria das vezes sem orientação médica.
Rinites infecciosas: são causadas geralmente por gripes e resfriados, que são autolimitadas com duração de 7 a 10 dias e, em alguns casos, tratadas com medicações sintomáticas (descongestionantes, analgésicos e anti-inflamatórios).
Rinite vasomotora: ocorre por alterações climáticas ou de temperatura.
Sintomas da rinite
Obstrução nasal
Espirros
Prurido nasal (coceira no nariz)
Coriza (corrimento líquido nasal)
O doutor em Otorrinolaringologia Mário Espósito explica que a inflamação decorrente da rinite resulta na produção excessiva de muco, gerado pelo acúmulo da histamina, o que ocasiona o escorrimento nasal – sintoma mais típico da rinite.
Tratamento para a Rinite
O tratamento da rinite deve incluir higiene ambiental e o uso de medicamentos que você encontra na Fármaco Ativo.
FONTE: http://cidadeverde.com/noticias/188276/rinite-conheca-as-causas-do-problema-e-aprenda-a-se-prevenir